História
Definição = História ( Que significa pesquisa e conhecimento advindo da investigação) é a ciência que estuda o Homem e sua ação no tempo e no espaço, concomitante à análise de processos e eventos ocorridos no passado.
________________________________________________________________________
Surgimento do homem
O homem como todo ser vivo, teve sua origem no processo de evolução das espécies. Segundo Charles Darwin, criador da teoria da evolução dos seres vivos, tiveram a origem em organismos unicelulares ( Mais sobre os seres Unicelulares no link a seguir: http://brasilestuda.blogspot.com.br/2014/03/Biologia.html) que como o passar da evolução os seres vivos se tornaram mais complexos.
________________________________________________________________________
Principais invenções humanas
Agricultura = Foi a partir da invenção da agricultura que pela primeira vez sobrou comida e também sobrou tempo, logo o homem começou a questionar sua realidade.
Escrita = A escrita é um processo simbólico que possibilitou ao homem expandir suas mensagens para muito além do seu próprio tempo e espaço, criando mensagens que se manteriam inalteradas por séculos e que poderiam ser proferidas a quilômetros de distância.
________________________________________________________________________
Primeiras civilizações do homem
O homem vive em grupos devido à fragilidade extrema de seus filhotes durante boa parte da infância. O menor dos grupos humanos é a família. Vale a pena enfatizar que não se trata do conceito burguês da família nuclear composta por apenas pais e filhos.
O poder na família era exercido pelo pai devido a sua força física. Com o aumento populacional decorrente da invenção da agricultura, houve a necessidade de se criar uma estranha porém organizado controle da sociedade.
As primeiras formas de organização coletiva foram as tribos. Na tribo já estava presente a noção de que a coletitividade abre mão de alguns direitos em favor do poder coletivo. O principal direito transferido à coletitividade é o uso da violência legítima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário