Português II
Quando falamos em texto, identificamos o uso da linguagem verbal e não verbal que tem sua unidade e intenção. O que comprova a existência do texto é a possibilidade de leitura e interpretação.
Nos textos, temos dois conceitos básicos, a realidade é tudo aquilo que existe no mundo conhecido e ficção é relacionado à criação. Nesse sentido a ficção promove a construção de uma realidade.
A função do texto literário se refere ao papel que a literatura desempenha na sociedade. Portanto, foram os leitores que atribuíram um papel à produção literária.
A linguagem é uma atividade humana e é sempre utilizada em situações de interlocução. A língua é um sistema de representação socialmente relacionado por um signo linguístico.
Variedade linguística é cada um dos sistemas em que uma língua se diversifica e norma culta é a denominação dada à variedade linguística dos membros da classe social de maior prestígio.
Gíria é uma forma de linguagem baseada em um vocabulário especialmente criado por um determinado grupo. Os gêneros discursivos correspondem a certos padrões de composição de texto consagrado pelo uso. Eles são determinados pelo contexto em um texto que foi produzido.
A ideologia é um sistema de idéias sustentadas por um grupo social de qualquer natureza ou dimensão. Formação discursiva é um conjunto de temas e de termos que concretizam uma visão de um mundo específico.
O termo discurso refere-se ao uso da língua em um contexto histórico e socialmente específico que desempenham um relevante fator da natureza extralinguístico. Texto é o espaço de concretização do discurso.
Quer ver a primeira parte da revisão ? Acesse o link e saiba mais: http://brasilestuda.blogspot.com.br/2014/03/portugues.html
Acesse nossa página no Facebook: Facebook.com/BrasilEstuda
Nenhum comentário:
Postar um comentário